sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Wii poderá ajudar doentes de Parkinson

Boa noticia!

Uma médica britânica encontra-se a investigar quais os efeitos positivos que a Wii poderá ter em doentes com Parkinson.

A organização britânica Parkinson's UK doou 35 mil libras à Drª. Cathy Craig, da escola de psicologia da Queen's University Belfast, tendo como objectivo o apoio a uma investigação relativa ao efeito positivo da Wii em doentes de Parkinson.
Esta investigação tem como base um inquérito feito entre diversos pacientes que sofrem da doença degenerativa, cujo resultado mostrou que 68% dos participantes sentiram que o uso regular de jogos para a Wii ajudou a travar sintomas como os tremores, lentidão de movimentos e perda de balanço. Entre esses, 30% joga diariamente e 39% uma vez por semana, pelo menos.
A investigação conta com o apoio da actriz britânica Helen Mirren, cara da mais recente campanha promocional do franchise Wii Fit.
"Devido à rigidez muscular, a movimentação é realmente importante. Utilizando a Wii, sinto que relaxo os músculos com espasmos constantes.
"A maioria das pessoas com Parkinson descobrem que perdem a confiança em si mesmas, razão que me leva a fazer exercícios em casa. Tenho todos os benefícios de um ginásio, mas posso fazê-los de acordo com o meu estilo de vida e medicação. Faz com que nos sintamos bem e isso resulta num dia melhor," disse Karen Jones, de 47 anos, doente de Parkinson.
"Temos esperanças que, descobrindo os benefícios da tecnologia da Wii, possa ser desenvolvido um sistema especialmente desenhado para pessoas com Parkinson.
"Se o projecto for bem sucedido, poderá resultar em dois benefícios: irá ajudar-nos a desenvolver uma forma simples para lidar com os sintomas da doença de Parkinson, ao mesmo tempo que se fornece uma forma segura e efectiva para que os pacientes se mantenham activos e fisicamente em forma," referiu a Drª. Cathy Craig. 

retirado de http://gameover.sapo.pt/article.html?id=54047 

2 comentários: